Encontro com Trudruá Orrico

Registro do meu encontro mais que especial com a autora indígena Trudruá Dorrico em Paris, novembro passado. A entrevista inédita que fizemos nesse dia está publicada na revista online de literatura indígena do Centre de recherche en littérature rattaché à l’UFR Lettres et Langages de Nantes Université (Lamo) da Université de Nantes: https://litautochtones.hypotheses.org/ . Agradeço à Capes, à Ufes e ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Ufes pela oportunidade de fazer um período do meu doutorado junto a esse laboratório.

Apresentei na Sorbonne

Apresentei um trabalho na Universidade Paris 8 – Sorbonne no último mês de outubro: foi a revisão da tradução do lindo trabalho de recuperação de documentos históricos relacionados à educação de surdos na França que influenciaram fortemente o Brasil, a convite da professora doutora Lucyenne Matos, que lidera o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Libras e Educação de Surdos (Giples) da Ufes. A professora é ligada ao departamento de Letras da Ufes.

Dança e poesia em Cachoeiro

Esta foto é de uma das apresentações da performance “Dança da Praia” em Cachoeiro de Itapemirim. A foto foi feita pelo meu filho, Raul, e essa apresentação é uma das produções atuais do Coletivo Joaninha, do qual faço parte, mesclando dança, poesia e teatro, principalmente. A apresentação que gerou essas fotos foi uma das nós realizamos ao lado do Mercado Municipal, no bairro Amarelo. Eu estava vestida de água do mar, e a apresentação foi no dia 01/03/2025. Também fazem parte do Coletivo Joaninha as dançarinas e professoras Isabella Ferreira e Meryele Stinghel.

Tradução de conferência

Subi hoje para o meu canal no YouTube a conferência da profa. dra. Cécile Brochard, que me acolheu há pouco na Université de Nantes. A atividade abriu o segundo semestre letivo de 2024 do meu programa de pós-graduação, confira clicando aqui.

No Encontro Nacional dos Presidentes de Associações de Professores de Francês

Como presidente da Associação dos Professores de Francês do Espírito Santo, participei do XI Encontro Nacional de Presidentes de Associações de Professores de Francês, realizado em Salvador, Bahia, em novembro de 2024. Foi um momento de troca, aprendizado e fortalecimento da língua francesa em nosso país. Juntos, continuamos construindo pontes entre culturas e promovendo o francês em todo o Brasil. #FLE #FrançaisLangueEtrangere #FrancesLinguaEstrangeira

Pré-vendas do meu segundo livro infantil

Já está em pré-venda o meu segundo livro infantil, publicado pela editora Cousa, vejam: https://www.editoracousa.com.br/produtos/poeminhas-de-quintal/.

O livro é lindamente ilustrado por Veronica Lorraine e tem o financiamento da Lei Rubem Braga da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim.

Agendei dois lançamentos em Cachoeiro, para os dias 23 e 24, em horário a definir, no Espaço Caminhos do Sol (ao lado do Tiro de Guerra).

Confira mais detalhes nesta reportagem de hoje do jornal Aqui Notícias.

Lançando o livro com amigas e amigos

O lançamento do meu segundo livro publicado, ontem, foi um momento muito especial.

Adorei receber pessoalmente o carinho de tanta gente querida. Amigos e amigas, alunos e ex-alunos – que alegria!

Também amei a leitura de algumas das minhas crônicas feita espontaneamente por outras artistas que também já frequentam a recém-inaugurada Tenda – Arte Balanço Merenda.

Artistas que são ícones da Vila das Artes também passaram por lá para prestigiar.

Tudo ficou melhor com a sempre carinhosa acolhida da equipe da Tenda, nos recebendo naquele espaço lindo e gostoso com seu cardápio maravilhoso e saudável.

A todas as pessoas envolvidas, muito obrigada!

Coloquei mais fotos no meu perfil no Instagram e na minha página no Facebook.

Agora, quem quiser um exemplar, pode comprar comigo ou diretamente no site lojapedregulho.com.br/bartira – lá estão à venda os meus dois livros já publicados.

#LiteraturaCapixaba #MinhasCidadesMeusAmores #CrônicasDeViagem

Lançamento do meu segundo livro

Venha celebrar comigo o lançamento do meu segundo livro publicado, neste sábado (27), a partir das 15h, em Jacaraípe.

É um livro de crônicas sobre o que eu amei nas muitas cidades por onde passei. Por isso o nomeei “Minhas cidades: meus amores – crônicas de viagem”.

O lançamento será na deliciosa cafeteria vegana Tenda – Arte Balanço Merenda, que foi inaugurada há poucas semanas na Vila das Artes, pertinho da minha casa.

O café é por minha conta!

Este livro e o meu primeiro são publicados pela editora Pedregulho.

Vai ser um prazer receber o abraço de quem puder me encontrar lá.

Ah, o livro vai estar à venda no lançamento pelo mesmo valor do site: R$ 44,00.

Se preferir comprar no site, vá a lojapedregulho.com.br/bartira.

Aluna à vontade em Paris 😍

Minha aluna Maria Idalina Bueno ficou encantada com Paris e conseguiu se comunicar muito bem em todos os lugares! Dadá faz aulas online, em grupo, desde 2022. Está ainda no nível básico (A2) mas em nossas aulas treinamos a comunicação oral desde o início! #EstudeFrancêsDoSeuJeito

Minha indicação neste mês das culturas indígenas

Antes que termine abril, mês nacional das culturas indígenas, quero lembrar dos autores indígenas francófonos. Em especial, da escritora Joséphine Bacon, que tem sido minha fonte de pesquisa em tradução poética nos últimos dois anos, durante o mestrado em literatura que concluí em 2022 no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Para conhecer melhor sobre esse assunto, acesse este meu artigo, disponível em https://linktr.ee/bartirazanotelli

#FuturoAncestral