Antes que termine abril, mês nacional das culturas indígenas, quero lembrar dos autores indígenas francófonos. Em especial, da escritora Joséphine Bacon, que tem sido minha fonte de pesquisa em tradução poética nos últimos dois anos, durante o mestrado em literatura que concluí em 2022 no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Nesta terça-feira (21), vou subir ao palco do auditório do Sesc, no bairro Aeroporto, com as minhas amigas do Projeto EluzArtes, para uma única apresentação do espetáculo de dança contemporânea “Corpo Agora: Permita-se!”.
Será às 19h, dentro da programação local do Março Delas, do Sesc Espírito Santo. A entrada é franca, mas o Sesc solicita uma doação voluntária de um quilo de alimento não perecível para o programa Mesa Brasil, também do Sesc.
“Corpo Agora: Permita-se!” é um manifesto-dança contra o preconceito de idade e de imagem (que toca fortemente as mulheres) e provoca: será que nos permitimos ser e estar no mundo com o nosso corpo de agora? Ou estamos em busca de um corpo “ideal”, desejando ser como outros corpos e escondendo-nos atrás de camadas físicas, culturais e sociais?
Esse espetáculo também é fruto de um intercâmbio artístico-cultural com a associação francesa Femmes en Scène, que luta contra a violência sexual e o sexismo por meio de ações artísticas. O intercâmbio prevê a realização de uma turnê na França, este ano, em continuidade ao intercâmbio entre as companhias.
Aguardo vocês lá!
AGENDE-SE! Espetáculo de dança contemporânea “Corpo agora: permita-se!” Dia 21/03/2023, às 19h. No auditório do Sesc de Cachoeiro de Itapemirim, no bairro Aeroporto. Entrada gratuita e livre. Pede-se a doação de um quilo de alimento não perecível. Realização: Projeto EluzArtes. Classificação etária: 14 anos.
A TVE do Espírito Santo veiculou hoje a entrevista que realizou comigo sobre o lançamento do meu primeiro livro infantil: “Os sons que entram pela janela”. Confira abaixo.
Estreia nesta quinta-feira (02/03) o primeiro espetáculo em que trabalho como produtora executiva. É o “Corpo agora: permita-se!”, da companhia de dança Projeto EluzArtes, que comecei a integrar também como dançarina/intérprete no final do ano passado.
Esse espetáculo é fruto de um intercâmbio artístico-cultural com a associação francesa Femmes En Scène, que luta contra a violência sexual e o sexismo por meio de ações artísticas. O intercâmbio prevê a realização de uma turnê na França, ainda este ano, em continuidade ao intercâmbio entre as duas companhias.
Seguindo a linha de trabalho do Projeto EluzArtes (criado em 2009), o “Corpo Agora: Permita-se!” é um manifesto-dança contra o preconceito de idade e de imagem (que toca fortemente as mulheres) e provoca: será que nos permitimos ser e estar no mundo com o nosso corpo de agora? Ou estamos em busca de um corpo “ideal”, desejando ser como outros corpos e escondendo-nos atrás de camadas físicas, culturais e sociais?
“Esta apresentação é uma versão atualizada das que realizamos em 2022. Agora contamos com a colaboração da diretora artística e arte-terapeuta Rosi Andrade e do músico francês Jean-Louis Julien, ambos da Femmes en Scène”, afirma Eluza Santos – uma das seis intérpretes profissionais em cena.
Doutora em Dança e Artes Afins pela Texas Woman’s University, Eluza é fundadora e diretora do EluzArtes, que desde sua criação enfoca a experiência e na maturidade das suas integrantes, numa exploração do corpo em movimento, inserido nas diversas linguagens artísticas, e no desenvolvimento de trabalhos de forma coletiva.
AGENDE-SE! Espetáculo de dança contemporânea “Corpo agora: permita-se!” Dia 02/03/2023, às 19h. No Teatro Campaneli, na Enseada do Suá, em Vitória (ES). Ingressos gratuitos em Sympla. Realização: Projeto EluzArtes. Classificação etária: 14 anos.
É com enorme alegria que informo que já começou a pré-venda do meu primeiro livro, um livro infantil de poemas produzido em conjunto com o talentoso fotógrafo Luan Faitanin Volpato e com a editora Pedregulho. A pré-venda está sendo realizada neste link do site da editora.
Voltamos com os saraus presenciais. O primeiro foi na última quinta-feira, em Jardim da Penha, Vitória (ES), compartilhando poesia, música, dança, conversa muito agradável, café… Veja nesta foto algumas das pessoas que participaram. O próximo será em Cachoeiro de Itapemirim, no próximo dia 27, às 16h30, no Museu Ferroviário. Confirme sua presença pelo e-mail: bartira.zanotelli@gmail.com .
Em março fiz um curso da Université de Montréal para professores de francês, sobre história, língua e literatura do Canadá francófono. Agora utilizamos o mesmo material de ensino de língua francesa da Université de Montréal, o livro didático “Par ici” (foto 3), para os alunos interessados em imigrar para o Canadá ou estudar em Quebec. Agradeço à Associação dos Professores de Francês do ES pela bolsa e pela oportunidade.